quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sonoplastia


Qual a importância da sonoplastia no espetáculo?

Bom, aqui estou novamente, só que desta vez, abordando um tema que é necessário se pensar antes de iniciar um trabalho de sonoplasta. Qual a importância de se fazer isso em um espetáculo teatral?

A sonoplastia é capaz de preencher alguns buracos, dar sentido a alguma cena que precisa de algo a mais para concluir a espaço dramático, como por exemplo um som de restaurante quando duas pessoas estão conversando em um, sem ser necessário haver um outro personagem para interpretar um garçom. E com ela podemos também, dar um ritmo a apresentação, fazendo uso de músicas que por exemplo, vão subindo de intensidade à medida que o clímax da obra vem chegando. Além dessas situações há muitas outros casos em que a falta da sonoplastia, é perceptivelmente notada.

Ela age em paralelo com a encenação e deve haver, mais que tudo, uma concordância do o que está sendo encenado com o que está sendo tocado. É muito comum vermos sons totalmente inadequados para a situação que está sendo encenada. E isso acontece muito quando há a utilização de músicas apenas pelo ritmo e o tom, pois deve-se prestar atenção na letra também. Ou até mesmo o inverso, a letra condiz com o momento mas tem um ritmo fora do esperado. Por esse motivo que juntamente com grupo, como falei em uma postagem antiga, optamos pela utilização de músicas unicamente instrumentais, sem letra.


Jefferson Moreira - Sonoplasta

Nenhum comentário:

Postar um comentário